sexta-feira, janeiro 13, 2012

Sexta-Feira 13

Muitos que dizem "Hoje é Sexta-Feira 13" nem sabem o que isso realmente quer dizer. Da onde surgiu? Quando surgiu? Quais são as principais crenças?
É simples.

O SURGIMENTO:

A Perseguição de Cristo
Há muitas possibilidades do surgimento dessa crença, em cada cultura há uma explicação. A mais conhecida é o fato de Jesus Cristo ter sido perseguido nesta data. Antes de ter sido crucificado em uma sexta-feria, o salvador teria feito a ceia que contava com treze participantes.

A Maldição dos Bárbaros
Mas essa não é a única teoria. Há outros boatos que afirmam que tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no período medieval. Então, antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos passaram a amaldiçoá-la com uma bruxa que só aparecia nas sextas-feiras e se reunia com onze feiticeiras e o demônio para jogar pragas em toda a humanidade.

Banquete dos Deuses
Outra história, mais abundante na cultura politeísta e de origem nórdica, conta que o grande deus Odin realizaria um banquete do qual Loki, o deus do fogo e da discórdia, não fora convidado. Ofendido, Loki foi à celebração e causou uma grande briga o que resultou na morte de Balder. Com isso criou-se um mito que todo o encontro com treze pessoas não tem um bom resultado.

Boa sorte?
Apesar de tantas lendas contra esta data, há muitas culturas que acreditam que como a somatória do número 13 resulta em 4, é um número que indica muita boa sorte. Tanto que os mexicanos, indianos e estadunidenses associam o número treze à felicidade e futuro próspero.


=)

4 comentários:

kamilly disse...

para falar a verdade não tive azar hoje tive até sorte vi meu programa favorito 7 veses comi minha comida favorita e meu cachorrinho aprendeu a fazer pipi no jornal
p.s:nem lembrava que era sexta feira treze

inácio berutti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog da Pilar disse...

Nossa que bom! Então podenmos dizer que a última teoria se encaixa melhor para você, certo? kk

Anônimo disse...

medo de sexta -feira 13 MEDO o post é ♥