quinta-feira, abril 02, 2015

A mídia e os padrões de beleza

Nesse último ano eu tive que fazer um trabalho falando sobre a influência da mídia nos padrões de beleza. Pesquisei muuito e assisti altos documentários para conseguir fazer um bom trabalho, acho que funcionou (10/10 uhul). A conclusão a seguir eu fiz com base em um filme muito bom (que eu posto sobre em um outro momento..)

Garotas recebem desde cedo a mensagem de que o mais importante é a aparência, através de filmes de princesas que no final acabam felizes para sempre pois arranjaram um homem, através de Barbies e bonecas perfeitas, celebridades lindas e polêmicas. Assim, elas acham que esse é o valor de tudo isso.
Os garotos acham que isso que importa também. Desde cedo assistem filmes, anúncios de televisão, clipes de música e jogam videogames com mulheres tachadas de 'gostosas'.
Todas essas imagens que a mídia passa, de mulheres com o corpo, cabelo e rosto "ideais", traz toda uma pressão para as garotas. Uma vez que elas se sentem fora do padrão imposto, essa falsa idéia de "mulher perfeita", a qual todos passam a acreditar que existe.
Tudo isso é pois vivemos em um mundo comercial. A economia política da mídia tem que se manter em alta. Muitos anúncios são baseados em fazer com que o consumidor se sinta inseguro. Para os homens é a necessidade de ter um bom status, para isso servem as propagandas de carros potentes, etc. Já para as mulheres é a ideia de que você nunca será bonita o suficiente, por isso gastam fortunas com salões de beleza, maquiagens, plásticas, academias...
Precisamos quebrar isso. Garotas: nós somos objetificadas. Tratam-nos como "coisas" e todos sabem disso, porém ninguém se mexe para mudar nada. Essa pressão que todas nós sentimos de ter que fazer/vestir algo que não nos agrada tem que parar. Então se você não gosta de se depilar, não se depile. Se você gosta de se depilar, se depile, por exemplo. Mas haja por você, não pelos outros. 
Nosso corpo é muito mais que uma máquina a ser moldada pelo o que os outros impõe que é bonito ou feio. Nós somos donos de nosso próprio corpo e devemos fazer o que bem entendermos com ele. Se você acha que está acima do peso ou que seu nariz é feio, lembre-se do conceito de beleza, que é algo inteiramente pessoal. O que é bonito para um, pode não ser pra outro. A beleza de cada um consiste na sua individualidade, e é essa sua essência. 
(:

Nenhum comentário: